9 Curiosidades sobre o Vidro

Vidros de proteção solar reduzem o calor e bloqueiam os raios UV
julho 21, 2019
QUAL É A COMPOSIÇÃO DO VIDRO?
janeiro 22, 2020

9 Curiosidades sobre o Vidro

1 — Boxe de vidro é muito seguro e precisa de manutenção a cada 12 meses;

Verdade! Boxes devem ser feitos de vidro temperado ou laminado e são, SIM, seguros. Mas muita gente não sabe que eles devem passar por uma manutenção preventiva a cada 12 meses, conforme determina a norma técnica. É durante esse serviço que um eventual problema causado pelo tempo de uso pode ser detectado. A TERRA VIDROS conta com o programa De Olho no Boxe (apoiado pelas empresas Brisa Vidros e Tec-Vidro) para ajudar os vidraceiros e usuários. Ele traz informações técnicas de fácil entendimento e materiais de apoio, entre eles o Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro, que deve ser entregue ao consumidor ao final da instalação.

2 — Vidro temperado é até cinco vezes mais resistente do que o comum;

Verdade! Ele é submetido a um processo de aquecimento e resfriamento rápido, tornando-se cinco vezes mais resistente à quebra por impacto do que um vidro comum. Em caso de quebras, se estilhaça em pequenos pedaços, reduzindo o risco de ferimentos. Por isso, é considerado um vidro de segurança.

3 — Em fachadas, os tipos a serem usados, indicados pela norma técnica, são: laminados, aramados e insulados;

Verdade! A norma NBR 7199 — Vidros na Construção Civil determina que vidros verticais aplicados em fachadas, quando instalados abaixo de 1,1 m em relação ao piso em todos os pavimentos, devem ser laminados, aramados ou insulados (se feitos com os vidros citados anteriormente). Acima dessa altura, os vidros podem ser impressos ou comuns, desde que estejam encaixilhados ou colados em todo o perímetro.

4 — A melhor maneira de limpar nosso material é usar água e sabão neutro;

Verdade! Nada de seguir tutoriais mirabolantes com misturas caseiras! A melhor opção ainda é o bom e velho sabão neutro para deixar o vidro límpido. Uma flanela macia finaliza o processo sem arranhar a superfície do material.

5 — Ele pode proporcionar conforto térmico e acústico;

Verdade! As possibilidades do vidro são enormes! Vidros com tratamento especial podem reduzir a entrada de calor e de barulho externo sem reduzir a luminosidade. Os vidros insulados, por exemplo, agregam essas características e podem ser utilizados em fachadas.

6 — E também ser translúcido para conferir privacidade; Verdade!

Um bem conhecido é o vidro acidado, quando o painel é submetido a uma solução ácida que age no material de maneira controlada. Pode ser usado em divisórias para oferecer um nível de privacidade maior do que vidros transparentes.

7 — O vidro foi inventado na Grécia; Mentira! Reza a lenda que um grupo de fenícios que havia desembarcado na costa da Síria fez uma fogueira sobre a areia, ossos e salitre. Um tempo depois, um líquido brilhante escorreu do fogo e rapidamente se solidificou. Entretanto, no Egito Antigo foram encontradas contas de vidro colorido, brincos, colares e frascos soprados. Portanto, nada de gregos! A “invenção” do vidro fica dividida entre dois povos: fenícios e egípcios. 8 — Peças temperadas quebram em pedaços pequenos e pouco cortantes; Verdade! Com o processo de aquecimento e resfriamento que comentamos no item 2, o vidro temperado adquire resistência ao choque, flexão, torção e peso. Ao quebrar, ele se fragmentará em pedaços pequenos, pouco cortantes, ao invés de cacos grandes e afiados, como acontece com o vidro comum.

9 — A primeira vidraçaria no Brasil foi aberta por holandeses;

Verdade! Quando houve a invasão holandesa em Pernambuco, no Século 17, quatro artesãos abriram uma oficina na cidade, onde fabricavam copos, frascos e janelas. Acredita-se que a “vidraçaria” operou entre 1624 e 1635. Com a saída dos holandeses da região, o negócio foi fechado.

10 — O vidro é 100% reciclável.

Verdade! O nosso material pode ser reciclado sem perda de qualidade e pureza do produto. A reciclagem permite que se ofereça um destino melhor para a sucata de vidro e ainda gera economia de água e luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 2 =

× Como posso ajudá-lo?